sábado, 15 de dezembro de 2012

Da união deles nasceram primeiro seis meninos e seis meninas, os Titãs e as Titânides. Eles também tiveram filhos.
  Conceberam ainda seres monstruosos como os Ciclopes, que só tinham um olho, no meio da testa, e os Centímanos, monstros gigantescos e violentos com cem braços.Eles viviam no Tártaro,a parte mais profunda e escura da terra.
Gaia, quis libertá-los. Ela pediu para seu filho Cronos. Os dois montaram juntos um plano que deveria acabar a vida de Urano.
Certa noite Cronos entrou no quarto dos pais.Mesmo no escuro,ele conceguiu,com sua foiçe cortar o pai em varios pedaços.Gaia comemorou alegre. Esse atentado punha fim a uma autoridade que ela estava cansada de suportar, e a inútil descendência deles parava aí — ou quase… Algumas gotas de sangue da ferida de Urano caíram na terra e a fecundaram, dando origem a demônios, as Erínias, a outros monstros, os Gigantes, e às ninfas, as Melíades

Cronos

Cronos era a divindade titã, correspondente ao deus Saturno.
Filho de Urano, o Céu, e Gaia, a Terra, é o mais jovem titã. A pedido de sua mãe matou o pai cpm a sua foiçe.
A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs. Foi durante o reinado de Cronos que a humanidade viveu os anos de ouro.
Cronos casou com a sua irmã, que lhe deu seis filhos (os deuses): três mulheres, Héstia,Deméter e Hera. e três rapazes,Zeus,Poseidon e Hades.
Como tinha medo de ser destronado, Cronos engolia os filhos. Comeu todos menos Zeus, que Réia conseguiu salvar enganando Cronos enrolando uma pedra em um pano, a qual ele engoliu sem perceber nada.
Quando Zeus cresceu, resolveu matar seu pai. Este ofereceu a Cronos uma mistura de vinho e mostarda, que o fez vomitar os filhos.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dédalo E Icaro

Dédalo era arquiteto de Atenas que caiu em desgraça por ter assassinado Talo (filho do rei de creta). Acolhido com amizade pelo rei Minos, Dédalo refugiou-se com o filho na Ática. Foi incumbido de construir um labirinto para guardar o Minotauro, filho da Rainha Pasifae, mulher de Minos, e um touro. Minotauro era  metade homem e metade touro, que se alimentava de carne humana. O labirinto era tão perfeito que até Dédalo teve dificuldade em sair dele.
O rei Minos, como castigo pelo facto dos Atenienses lhe terem matado o filho, tomou a cidade de Atenas e impôs um tributo anual de sete rapazes e sete moças para alimentar o Minotauro. Ao fim do terceiro tributo, Teseu, ofereceu-se como uma das vítimas, a fim de salvar a sua Pátria. Ao chegar a Creta, Ariadne, filha do rei, apaixonou-se pelo jovem e, com a ajuda de Dédalo, deu ao jovem um novelo que guiou o herói para fora do labirinto. Furioso com a traição de Dédalo, o rei Minos mandou-o encerrar, juntamente com o seu filho Ícaro, numa ilha de onde não podiam fugir sem autorização do rei. Dédalo começou então a imaginar uma fuga. Recolheu penas de aves e, unindo-as com cera, construiu asas para si e para o filho. Conseguiram assim voar até uma ilha vizinha, mas Ícaro, entusiasmado com o sucesso da experiência, continuou a voar cada vez mais alto, não dando ouvidos ao pai, que de terra o advertia para não voar alto de mais, por causa do sol. Como se aproximou demasiado do sol, este derreteu a cera das asas e Ícaro caiu no mar Egeu, afogando-se para grande desgosto de Dédalo, que mais não pôde fazer do que observar e chorar a morte do filho. 
SocialTwist Tell-a-Friend

Ciclopes

Os ciclopes eram, na mitologia, giantes seres com um só olho no meio da testa.Trabalhavam com Hefesto ( Deus dos ferreiros) como ferreiros, forjando as amas ultilizadas pelas divindades.
Os ciclopes podem ser divididos em dois grupos de acordo com o tempo de existência: os ciclopes antigos (ou primeira geração) e os ciclopes jovens (nova geração)
Os ciclopes eram grandes criaturas que possuíam força descomunal e apenas um olho no meio de suas testas. Seu nome vem do termo grego “kýklops”, que significa “olho redondo”. Tendo origem diversa e aparecendo em vários mitos da Grécia Antiga, estas criaturas são organizadas, de acordo com sua origem, em três diferentes espécies: os urânios, filhos de Uranos e Gaia; os sicilianos, filhos de Poseidon, e os construtores, originários do território da Lícia.
Os mais antigos ciclopes são Arges, Brontes e Estéropes, todos estes oriundos da espécie dos urânios. Em razão de seu enorme poder, esses três ciclopes foram presos pelo seu pai, mas logo foram libertados por Cronos, atendendo aos pedidos de Gaia. Por fim, Zeus decidiu libertar esses três ciclopes para lutar contra os titãs.
Com a vitória dos deuses, Arges, Brontes e Estéropes passaram a fabricar os raios de Zeus. Passado algum tempo, Zeus se mostrou preocupado quando o médico Asclépio,conseguiu aprimorar seus estudos e ressuscitar mortos. Para que isso não rompesse com a ordem do mundo, o rei dos deuses decidiu exterminá-lo. Apolo, se sentido ofendido por Zeus, decidiu matar os ciclopes que fabricavam os seus raios.
Ao que consta, os sicilianos eram selvagens, poderosos e costumavam se alimentar com plantas, animais e carne humana. Em uma das aventuras de Ulisses, este herói grego teve que enfrentar com astúcia o ciclope Polifemo. No período helenístico, este personagem da mitologia grega foi transformado em uma fera dominada que, graças ao comando do deus Efesto, deveria fabricar os armamentos divinos.

Centímanos

Na Mitologia Grega os Centimanos, também conhecidos como Hecatônquiros, eram igantes que possuíam cem mãos, e eram irmãos dos Titãs e ciclopes.
Eles foram de grande ajuda na primeira guerra contra os Titãs.
De acordo com as lendas, eles eram os primeiros filhos de Gaia e Urano.
Quando nasceram, os Centimanos foram jogados pelo seu pai Urano nas profundezas do Tártaro, por que, segundo ele, eram monstros terríveis.
Os Centímanos - Briareu, Coto e Giges.Quando Cronos tomou o poder, os aprisionou no tártaro. Libertados por Zeus, lutaram contra as titãs. Com a habilidade de arremeçar cem pedras de uma vez venceram os titãs.


O Minotauro é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça de touro e um corpo de homem, este personagem pregou muito terror no mundo grego. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto (projetado por Dédalo) na Ilha de Creta onde reinava o rei Minos.
 O rei Minos, antes de tornar-se rei de Creta, havia feito um pedido a Poseidon que ele se tornasse o rei. Poseidon aceita o pedido, porém pede em troca que o rei deveria sacrificar, em sua homenagem, um touro mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não percebesse.
Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castiga-lo. Faz com que a esposa Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso não só aconteceu como também ela acabou ficando grávida. Nasceu desta união o Minotauro.Minos solicitou a Dédalo que este construísse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos

Após vencer e dominar, numa guerra, os atenienses , que haviam matado Androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fossem enviados todo ano sete rapazes e sete moças de Atenas para serem devorados pelo Minotauro.

Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói Teseu resolve apresentar-se para ir à Creta matar o Minotauro. Ao chegar na ilha, Ariadne apaixona-se pelo herói grego e resolve ajudá-lo, entregando-lhe um novelo (o fio de Ariadne) de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perder no grandioso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. O herói ajudou a salvar outros atenienses matando o monstro. Saíram do local seguindo o caminho deixado pelo novelo de lã.
 

Os Habitantes do Olimpo

Eu amo a mitologia grega. As lendas fantásticas me fascinam. Conheço quase todas as histórias.  Mas infelizmente eu nunca consegui achar um que tenha todos os mitos, quando acho, não os conta direito. Aqui eu vou contar todas as historias do MEU jeito.Espero que gostem.
Dentre os principais deuses olímpicos, doze eram mais importantes e mais poderosos que os demais: cinco filhos do titã Cronos:Zeus,Poseidon,Hades,Hera e Deméter.
O cânon mais aceito incluía
No Olimpo, os deuses passavam o tempo em maravilhosos palácios, eternamente em festa. Comiam e bebiam ambrósia e néctar, alimentos exclusivamente divinos. O tempo, encomodava a tranquilidade dos deuses.
Na mitologia grega, os deuses olímpicos eram os deuses mais importantes na Grécia.Eram, segundo os gregos, os deuses que tinham mais poderes e mais influência na vida dos humanos.
 Se divertiam também
De acordo com a lista clássica, eram doze os deuses olímpicos:
- Zeus: deus dos ares.
- Hera: deusa do casamento.
- Poseidon: deus dos mares.
- Atena: deusa da sabedoria.
- Ares: deus da guerra.
- Deméter: deusa da agricultura.
- Apolo: deus das artes.
- Ártemis: deusa da caça.
- Hefesto: deus do fogo.
- Hermes: deus do comércio e mensageiro dos deuses.
- Afrodite: deusa do amor e da beleza.
            - Dionísio : deus do vinho.